Como Registrar Domínio

O que é Domínio?

Domínio é o endereço que os usuários vão acessar para visitar seu site, por exemplo: cursowordpress2020.com.br, wpdefinitivo.com, leandrobiffi.com, magazineluiza.com.br. Esses endereços é o que chamamos de domínio. Você pode registrar um domínio com diversas extensões (.com, .com.br, .net, .online e muitos outros). Na aula acima você vai aprender a como registrar um domínio em dois sites diferentes.

Onde registrar um domínio?

Existem diversas empresas que oferecem o registro de domínio. Se você for registrar um domínio com a extensão .com.br, recomenda que faça no site oficial brasileiro, acessar registro.br.

Agora se sua intenção é registrar um domínio .com ou alguma outra extensão internacional, você não conseguirá registrar no site Registro.br. Nesse caso precisa encontrar outro registrador. No momento eu recomendo a empresa Hostgator.

Como escolher um nome de domínio?

Escolher um bom nome de domínio é fundamental para o sucesso do seu projeto. Nesse momento é recomendado que tire alguma horas – ou até mesmo dias – para pensar em um bom nome. Existem alguns princípios que você pode levar em consideração na hora de decidir o nome de domínio ideal. São eles:

Domínio para site pessoal: Nesse caso é bem mais fácil. Um site pessoal, como o próprio nome já deixa a entender, vai apresentar informações ou trabalhos de uma pessoa. O domínio pode ser o próprio nome, desde que esteja disponível para registro. Por exemplo: Meu site pessoal é leandrobiffi.com.

Domínio de nicho: Domínio de nicho é quando você quer criar um site que fale de determinado assunto. O problema aqui é que se seu nicho for muito conhecido – e concorrido – pode ser bem difícil encontrar um bom nome disponível. Por exemplo: emagrecercomsaude.com.br pode ser um site do nicho de emagrecimento e vida saudável, no entanto esse nome não está disponível. Se você quer criar um site do nicho de emagrecimento, vai ter que ter muita criatividade para elaborar um domínio que esteja disponível.

Domínio com nome da empresa: Nesse caso é bem fácil. Você pode registrar um domínio com o nome da sua empresa. Como o nome da empresa é uma criação do proprietário, geralmente o domínio está livre. Por exemplo, se você criar uma empresa chamada Andaimes Ataliba pode ir lá registrar seu domí andaimesataliba.com.br que nesse momento em que escrevo esse artigo está liberado.

Domínio de serviço: Esse também é um pouco complicado se seu serviço é conhecido e concorrido. Por exemplo, se você quiser criar um site sobre serviço de desentupidora, a concorrência é enorme. Encontrar um domínio como desentupidorabrasil.com.br, guiadedesentupidora.com.br ou melhoresdesentupidoras.com.br pode ser praticamente impossível hoje em dia.

Domínio com nome de produto: Esse difere um pouco de domínio de empresa porque pode ser qualquer produto. Isso é muito comum no mercado de infoprodutos. Quando um produtor lança um produto, geralmente ele também publica um site mesmo que seja apenas uma página de vendas, exclusivo para o produto. Por exemplo: 150receitasveganas.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *